Dicas

8 DICAS INCRIVELMENTE SIMPLES PARA COMEÇAR A PREPARAR SEU CASAMENTO

Você ficou Noiva!!!!!
Com festa, de surpresa, à dois…não importa! Bem-vinda ao time dos românticos para sempre!
E agora? Por onde começar?
Pra você que está se imaginando linda no vestido que sempre desejou, mas não faz ideia sobre o que fazer, separei 8 dicas maravilhosas pra você dar o primeiro passo rumo ao seu casamento dos sonhos.
Uma dica extra: selecione uma playlist pra te acompanhar nessa loucura gostosa. Acredite. Vai te ajudar. Rsrsrs Minha sugestão? Coloca a-go-ra Single Ladies e manda ver nos preparativos, garota!!!!!

Dica 1 – Crie um Mural de Inspirações

Seja uma pasta no seu computador, outra no smartphone ou um mural mesmo no seu quarto, o importante é se inspirar! Texturas, paleta de cores, músicas, coreográficas, vestido, sapato, decoração, lembrancinhas, destinos de lua de mel… Separe uma pasta para cada um desses itens. Vai te ajudar muito. A organização é a base do seu sucesso.
Nesse intuito, o Pinterest é ótimo para isso e você não precisa nem de espaço na sua parede, nem no seu computador/telefone. Se você não conhece o Pinterest ou não sabe como utilizar, pode me mandar uma mensagem que eu te explico com usar e abusar dessa fonte maravilhosa de inspiração para casamentos.

Dica 2 – Fornecedores Base do Casamento

Faça uma lista com os fornecedores base para o dia do seu casamento. Aqui vai um exemplo de lista pra você, em ordem alfabética.
Buquê
Cabelo e Make (e outros itens de beleza como depilação, unhas, etc)
Cartório
Cerimonial
Foto
Igreja (Local da cerimônia, decoração, Músicos)
Local da festa (com ou sem buffet e decoração)
Lua de Mel
Trajes do Noivo
Vestido, sapato e acessórios da Noiva
Vídeo

Dica 3 – Outros fornecedores de casamento ou itens DIY

Faça uma outra lista (vida de noiva é fazer listas!) com alguns fornecedores do casamento que também são importantes, mas que talvez você mesma possa fazer ou tem alguma amiga que pode fazer pra você. É o famoso DIY (Do ir Yourself / Faça você mesma). O importante aqui é facilitar ou até mesmo economizar. Outro exemplo de listas para esse item, em ordem alfabética.
Bem-casado
Buquês personalizados para jogar
Chinelos
Convite
Coreógrafo
Lembrancinhas

Dica 4 – Inclua seu Noivo nas decisões

O que a noiva precisa em primeiro lugar? Do noivo, é claro! Rsrsrs
Por isso, deixe-o participar com você. No dia do casamento, você vai perceber que ao dividir as decisões com ele, tudo vai ser muito mais legal para os dois! Você pode inclusive sugerir que ele faça o dia do Noivo com os amigos mais chegados, por exemplo.
Mas isso não é uma regra. Há noivos que pouco ou nada opinam, não porque estão indiferentes aos preparativos, mas porque é um mundo tão desconhecido para eles, que irão se sentir mais à vontade deixando as decisões com as noivas do que dando uma opinião sem conhecimento.
Respeitar os limites de cada um é fundamental para o dia-a-dia de um casal. Lembre sempre que o mais importante é a celebração do amor de vocês e que toda a festa e os amigos são um complemento desse momento único.

Dica 5 – Escolha os casais de padrinhos

É claro que a escolha dos casais pode mudar até o casamento, mas a noiva e o noivo sempre tem aqueles amigos inseparáveis e que nesse momento estarão sonhando junto com eles. Esses amigos são tão importantes para o dia do evento, quanto para os preparativos.
Não queira fazer tudo sozinha! Delegue tarefas aos amigos que podem te ajudar a alcançar seus sonhos para o grande dia. Você não vai se arrepender.

Dica 6 – Lista de Convidados despretensiosa

Todo mundo reclama na hora de fazer a lista. Eu também reclamei. Mas experimente fazer assim. Uma planilha facilita muito e te deixa menos tensa se você tem uma letra grande e a lista vai se desenrolando em páginas e mais páginas. Muitas vezes nem está tão grande assim, além disso, a planilha já vai numerando pra você. Escreva todos os nomes que você se lembrar e que por algum motivo você gostaria de convidar. Comece pela família, amigos mais próximos, colegas de trabalho/faculdade/curso/academia, vizinhos, etc. O que contribui para o estresse da lista de convidados é que você tenta fazer reduzida já de cara, daí no meio do caminho você lembra de alguém e escreve lá. Daí faz a louca e tira outra pessoa. Então lembra de mais alguém e por aí vai. É bem provável que alguém que você conheça entre o noivado e o dia do casamento não tenha intimidade suficiente para receber um convite.

Então, você já estabeleceu um limite máximo de convidados. Agora só precisará definir o seu orçamento para decidir se irá realizar um casamento mais badalado ou um mini-wedding mais intimista, adequando sua lista ao evento.

Dica 7 – Comece a pesquisar os fornecedores

Agora é a hora de você começar a procurar os profissionais para o seu evento. Como você já tem uma visão mais abrangente do que você quer, pode moldar o seu dia mais que especial de forma mais tranquila. Como eu disse antes, a organização é a base do seu sucesso. Entenda a importância de cada um dos profissionais, faça perguntas, tire suas dúvidas sempre que precisar, pois eles irão te ajudar a realizar o que você e seu noivo planejaram para o casamento. Muitos cerimonialistas também tem consultoria para os preparativos. É uma ótima opção!

Dica 8 – Planeje a sua lista de Casamento

As lojas que disponibilizam listas de presentes de casamento começam a receber os cadastros uns 3 meses antes da data. Mas nada impede que você já tenha uma base do que gostaria para sua casa. Assim você também pode decidir se monta uma lista tradicional com sugestão de presentes ou prefere a opção de listas online, onde você pode utilizar o dinheiro com a lua de mel ou no que você preferir.
A boa etiqueta diz que é indelicado anexar ao convite aquela sugestão básica de lista de presentes e que o convidado é quem deve se interessar em perguntar qual a forma de presente é mais conveniente ao casal. No lugar dos noivos, quanto mais presentes dentro do seu perfil, melhor é. E quando estamos do lado dos convidados, não é bem mais prático quando o casal já expressa como gostariam de ser presenteado?
Por isso eu acho que o que é bom para noivos e convidados, é sempre a melhor opção.
Indelicado é não festejar um amor assim tão lindo!

Previous Post